segunda-feira, 5 de maio de 2014

Vôlei de Praia - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Vôlei de Praia será disputado em duas provas: Dupla masculina e Dupla feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 96 (48 homens e 48 mulheres), sendo no máximo 4 jogadores no masculino e 4 jogadoras no feminino por país.

- As vagas serão alocadas para o país. O país poderá indicar qualquer jogador, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos, exceto para as vagas obtidas por meio do Ranking Olímpico da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) ou do Campeonato Mundial, na qual o país terá que escolher um jogador dentre as seis melhores duplas do Ranking Olímpico.
- Todos os atletas elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão: ter nascido antes de 8 de agosto de 2002; e terem disputado um mínimo de doze torneios (World Tour, Campeonatos Mundiais e Finais de Tour Continental), entre 1º de janeiro de 2015 e 12 de junho de 2016, caso a vaga tenha sido obtida por meio do Ranking Olímpico da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) ou do Campeonato Mundial; e terem disputado um mínimo de doze torneios de Copas Continentais, Torneios Nacionais e Continentais, entre 1º de junho de 2014 e 10 de julho de 2016, caso a vaga tenha sido obtida por meio das Copas Continentais.

- Os critérios de qualificação são iguais no masculino e no feminino.
- O primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2015, a ser disputado na Holanda, entre 26 de junho e 5 de julho. O país da dupla campeã estará classificado.
- O segundo critério de qualificação será o Ranking Olímpico da FIVB do dia 13 de junho de 2016. Os países das quinze melhores duplas estarão classificados, com o limite de duas vagas por país. O Ranking Olímpico consiste na soma dos doze melhores resultados de cada dupla, entre 1º de janeiro de 2015 e 12 de junho 2016. Os torneios válidos para o ranking são: Campeonato Mundial, World Tour e Finais das Copas Continentais (melhor de dois resultados).
- O terceiro critério de qualificação será as cinco Copas Continentais (África, América do Norte e Central, América do Sul, Ásia/Oceania e Europa) de Vôlei de Praia (CBVC). As finais serão disputadas entre 20 e 26 de junho de 2016. O país vencedor de cada Copa Continental estará classificado. O país que já tenha conquistado duas vagas pelos critérios anteriores não poderá participar da final da Copa Continental.
- O quarto critério de qualificação será a Copa Continental de Qualificação Olímpica, a ser disputada entre 4 e 10 de julho de 2016. Os dois melhores países estarão classificados. Poderão participar do torneio, os países ranqueados em segundo e terceiro lugares em cada uma das cinco Copas Continentais, desde que já não tenham conquistado duas vagas pelos critérios anteriores.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma vaga no torneio masculino e uma vaga no torneio feminino.

- Não haverá distribuição de vagas por meio de convite.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga obtida no Campeonato Mundial ou através do Ranking Olímpico, a mesma será realocada para o país da próxima dupla do Ranking Olímpico, cujo país ainda não tenha conquistado duas vagas.
 Caso um país desista de utilizar uma vaga obtida na Copa Continental ou na Copa Continental de Qualificação Olímpica, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado no respectivo torneio, que ainda não tenha conquistado duas vagas.
 Caso o país-sede (Brasil) obtenha duas vagas pelos critérios de qualificação ou desista de utilizar sua vaga reservada, a mesma será realocada para o país da próxima dupla do Ranking Olímpico, cujo país ainda não tenha conquistado duas vagas.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Voleibol
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Voleibol

Nenhum comentário:

Postar um comentário