quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ciclismo Pista - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Ciclismo Pista será disputado em dez provas: cinco masculinas (Keirin, Omnium, Velocidade Individual, Perseguição por Equipes e Velocidade por Equipes) e cinco femininas (Keirin, Omnium, Velocidade Individual, Perseguição por Equipes e Velocidade por Equipes), sendo distribuídas 30 medalhas (10 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 189 (99 homens e 90 mulheres), sendo no máximo 8 atletas no masculino e 7 no feminino por país. Cada prova tem um limite máximo de vagas por país e sexo: Velocidade Individual e Keirin (2 vagas), Omnium (1 vaga), Perseguição por Equipes (4 vagas) e Velocidade por Equipes (3 vagas no masculino e 2 vagas no feminino). Cada país poderá inscrever mais um ciclista no masculino e mais uma ciclista no feminino, subindo o limite total para 17 atletas, desde que esses atletas já tenham obtido classificação em alguma outra modalidade do Ciclismo (BMX, Estrada ou Mountain Bike) e cumpram os requisitos mínimos para participação. Uma ciclista classificado em alguma outra modalidade do Ciclismo (BMX, Estrada ou Mountain Bike) também poderá ser utilizado em alguma prova de Pista, desde que o seu país tenha obtido uma vaga na respectiva prova, os limites máximos por país e por prova não tenham sido atingidos e o ciclista cumpra os requisitos mínimos para participação.

- As vagas serão alocadas para o país. O país poderá indicar qualquer ciclista, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos.
- Todos os ciclistas elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão: ter nascido antes de 1º de janeiro de 1999; possuir uma licença válida emitida pela respectiva Federação Nacional; e ter no mínimo dez pontos no Ranking Olímpico de Ciclismo Pista da UCI (União Ciclística Internacional) do dia 29 de fevereiro de 2016.

- O critério de qualificação será o Ranking de Qualificação Olímpica da UCI do dia 29 de fevereiro de 2016. O ranking consiste na soma dos pontos de cada ciclista ou equipe, em cada prova separadamente, no período de 15 de julho de 2014 a 28 de fevereiro de 2016. As provas válidas para o ranking são: as duas últimas edições de cada Campeonato Continental, todas as etapas da Copa do Mundo temporadas 2014/2015 e 2015/2016 e Campeonatos Mundiais de 2015 e 2016.
- Para as provas masculinas, os ciclistas melhores colocados no ranking de cada prova estarão classificados até o limite de: Keirin (9 atletas), Omnium (18 atletas), Velocidade Individual (9 atletas), Perseguição por Equipes (9 equipes de 4 atletas) e Velocidade por Equipes (9 equipes de 3 atletas), respeitando os limites máximos por país e por continente. Os países classificados para a prova de Velocidade por Equipes terão direito a inscrever dois ciclistas nas provas de Keirin e Velocidade Individual, não podendo classificar atletas por meio do ranking das respectivas provas. Para cada prova haverá um limite máximo de vagas por continente: Keirin - Europa (5), América (3), Ásia (2), Oceania (1), África (1); Omnium - Europa (8), América (6), Ásia (5), Oceania (2), África (1); Velocidade Individual - Europa (5), América (2), Ásia (2), Oceania (1), África (1); Perseguição por Equipes - Europa (6), América (2), Ásia (2), Oceania (2), África (1); Velocidade por Equipes - Europa (5), América (2), Ásia (2), Oceania (2), África (1).
- Para as provas femininas, as ciclistas melhores colocados no ranking de cada prova estarão classificadas até o limite de: Keirin (9 atletas), Omnium (18 atletas), Velocidade Individual (9 atletas), Perseguição por Equipes (9 equipes de 4 atletas) e Velocidade por Equipes (9 equipes de 2 atletas), respeitando os limites máximos por país e por continente. Os países classificados para a prova de Velocidade por Equipes terão direito a inscrever duas ciclistas nas provas de Keirin e Velocidade Individual, não podendo classificar atletas por meio do ranking das respectivas provas. Para cada prova haverá um limite máximo de vagas por continente: Keirin - Europa (5), América (2), Ásia (2), Oceania (1), África (1); Omnium - Europa (8), América (5), Ásia (5), Oceania (2), África (1); Velocidade Individual - Europa (5), América (2), Ásia (2), Oceania (1), África (1); Perseguição por Equipes - Europa (6), América (2), Ásia (2), Oceania (2), África (1); Velocidade por Equipes - Europa (5), América (2), Ásia (2), Oceania (2), África (1).

- O país-sede (Brasil) não terá nenhuma vaga reservada, devendo obtê-las pelos critérios de qualificação.

- Não haverá vagas para serem distribuídas por meio de convite. Em caso de vagas remanescentes, a Comissão Tripartite formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e UCI distribuirá os convites.

- Cada país classificado em uma prova por equipe poderá inscrever um ciclista alternativo. O atleta só poderá ser usado nas condições previstas na Política de Substituição de Atletas. Esse ciclista também deverá cumprir os requisitos mínimos para participação.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga em uma prova individual, a mesma será realocada pela Comissão Tripartite por meio de convite.
 Caso a Comissão Tripartite não consiga realocar a vaga, a mesma será realocada para o melhor país ranqueado do mesmo continente na respectiva prova, respeitando o limite máximo de atletas por país. Caso o continente já tenha atingido seu limite máximo, a vaga será realocada para o melhor país ranqueado de qualquer continente na respectiva prova, respeitando o limite máximo de atletas por país.
 Caso um país desista de utilizar uma vaga em uma prova por equipe, a mesma será realocada para o melhor país ranqueado do mesmo continente na respectiva prova, respeitando o limite máximo de atletas por país.
 Caso a vaga não seja realocada pelos critérios anteriores, a mesma será realocada para o melhor país ranqueado na respectiva prova no Ranking UCI 2015/2016, respeitando o limite máximo de atletas por país.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
União Ciclística Internacional
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Ciclismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário