quinta-feira, 29 de maio de 2014

Natação - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- A Natação será disputada em trinta e duas provas: dezesseis masculinas e dezesseis femininas, sendo distribuídas 96 medalhas (32 de ouro, 32 de prata e 32 de bronze).
- As provas em disputa são: 50 metros Livre, 100 metros Livre, 200 metros Livre, 400 metros Livre, 100 metros Costas, 200 metros Costas, 100 metros Peito, 200 metros Peito, 100 metros Borboleta, 200 metros Borboleta, 200 metros Medley, 400 metros Medley, Revezamento 4x100 metros Livre, Revezamento 4x200 metros Livre e 4x100 metros Medley, tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens também será realizada a prova de 1500 metros Livre, enquanto entre as mulheres a disputa será nos 800 metros Livre.
- O número previsto de atletas é de 900 (não há reserva pré-definida por sexo), sendo no máximo 52 nadadores por país, com o máximo de dois atletas de cada país por prova individual e uma equipe de cada país por revezamento. Todos os países que participarem do Campeonato Mundial de Kazan 2015 terão direito a uma vaga no masculino e uma vaga no feminino, mesmo que seus nadadores não obtenham índice, e desde que os atletas indicados tenham participado do Campeonato Mundial de Kazan 2015.

- As vagas serão alocadas para o nadador que a conquistou nas provas individuais. Nos revezamentos, as vagas serão alocadas para o país.
- Todos os nadadores elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão cumprir os requisitos de participação das competições oficiais da FINA (Federação Internacional de Natação).

- Os critérios são os mesmos no masculino e no feminino.
- O primeiro critério de qualificação será a obtenção do Tempo de Qualificação Olímpico (OQT ou Índice A) por parte de cada nadador. Cada país poderá classificar, no máximo, dois atletas que tenham obtido o índice OQT em cada prova individual. O índice para cada prova será definido pela FINA em dezembro de 2014. Os tempos deverão ser obtidos em competições aprovadas pela FINA entre 1º de março de 2015 e 3 de julho de 2016. A Federação divulgará em 28 de fevereiro de 2015 a lista completa de competições homologadas, incluindo: Campeonato Mundial, Campeonatos Continentais, Pré-Olímpicos Continentais, Campeonatos e Seletivas Nacionais, e Eventos de Qualificação aprovados pela FINA.
- O segundo critério de qualificação será a obtenção do Tempo de Seleção Olímpico (OST ou Índice B) por parte de cada nadador. Cada país poderá classificar, no máximo, um atleta que tenha obtido o índice OST em cada prova individual, desde que não tenha obtido nenhuma vaga através do OQT na respectiva prova. O índice para cada prova, o período de obtenção e as provas habilitadas serão divulgadas em conjunto com os índices OQT. Ao final do período de qualificação, a FINA irá somar as vagas distribuídas através do OQT, vagas de revezamento e vagas de universalidade. Caso o número seja menor do que 900, serão chamados os nadadores que tenham obtido o OST até que o total de 900 atletas seja atingido. As vagas serão distribuídas por prova de acordo com a posição no Ranking Mundial da FINA de 3 de julho de 2016.
- O terceiro critério de qualificação será as Vagas de Universalidade. Países que não tenham nadadores com índices OQT ou OST poderão indicar um homem e uma mulher, desde que esses nadadores tenham competido no Campeonato Mundial de Kazan 2015 e sejam aprovados pela FINA para competir. Esses atletas poderão participar de uma única prova individual. Países que tenham conquistado índice com nadador de um único sexo poderão indicar um nadador do outro sexo através desse critério.
- Cada prova de revezamento terá um limite de dezesseis países participantes. Cada país poderá inscrever somente uma equipe em cada prova. Os doze primeiros colocados no Campeonato Mundial de Kazan 2015 em cada prova estarão automaticamente classificados. As quatro vagas restantes em cada prova serão preenchidas pelos países ainda não classificados com os melhores tempos no Ranking Mundial da FINA do dia 31 de maio de 2016 com as marcas obtidas entre 1º de março de 2015 e 31 de maio de 2016. Todos os nadadores classificados nos eventos individuais poderão ser utilizados nos revezamentos, mesmo que não tenha índice OST na respectiva distância e estilo. Cada país poderá inscrever nadadores adicionais exclusivamente para as provas de revezamento, desde que esses nadadores tenham obtido índice OST na respectiva distância e estilo. Para cada revezamento classificado, o país poderá inscrever dois atletas adicionais. Todos os nadadores adicionais inscritos exclusivamente nas provas de revezamento deverão nadar em uma eliminatória ou em uma final, caso isso na ocorra, o país será desqualificado da final.

- O país sede não terá nenhuma vaga reservada. Deverá obtê-las pelos critérios anteriores.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga em qualquer prova individual, a mesma será realocada para o melhor nadador ranqueado no Ranking Mundial da FINA do dia 3 de julho de 2016.
 Caso um país desista de utilizar uma vaga em uma prova de revezamento, a mesma será realocada para o melhor país ainda não classificado no respectivo revezamento no Ranking Mundial da FINA do dia 31 de maio de 2016.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Natação
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário