terça-feira, 27 de maio de 2014

Maratona Aquática - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- A Maratona Aquática será disputada em duas provas: 10 Km Masculina e 10 Km Feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 50 (25 homens e 25 mulheres). Cada país poderá ter no máximo duas vagas em cada prova.

- As vagas serão alocadas para o atleta que a conquistou.
- Todos os nadadores elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão cumprir os todos os requisitos das competições oficiais da FINA (Federação Internacional de Natação).

- Os critérios de qualificação são iguais no masculino e no feminino.
- O primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial de Maratona Aquática 2015, a ser disputado na Rússia entre os dias 25 de julho e 1º de agosto. Os dez melhores nadadores na prova de 10 km estarão classificados, com o limite de dois atletas por país.
- O segundo critério de qualificação será o Pré-Olímpico 2016, a ser realizado em maio de 2016, em local a ser definido. Os nove melhores nadadores estarão classificados, com o limite de um atleta por país. Somente poderão disputar da competição nadadores de países ainda não classificados em cada uma das provas, limitados a dois atletas por prova.
- O terceiro critério de qualificação será a Representação Continental. O melhor nadador de cada um dos cinco continentes de países ainda não qualificados, no Pré-Olímpico 2016, estará classificado.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma vaga no masculino e a uma no feminino, desde que não tenha conseguido classificação pelos critérios anteriores.

- Não haverá distribuição de vagas por meio de convite.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga obtida no Campeonato Mundial ou no Pré-Olímpico, a mesma será realocada pela FINA para o próximo nadador ranqueado na mesma prova no Pré-Olímpico, de um país ainda não classificado na respectiva prova.
 Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar uma vaga, a mesma será realocada pela FINA para o próximo nadador ranqueado na mesma prova no Pré-Olímpico, de um país ainda não classificado na respectiva prova.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Natação
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário