terça-feira, 1 de abril de 2014

Rugby Sevens - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Rugby Sevens será disputado em duas provas: masculina e feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 288 (144 homens e 144 mulheres), sendo 12 equipes de 12 jogadores no torneio masculino e 12 equipes de 12 jogadoras no torneio feminino.

- Todos os jogadores elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão ter idade mínima de dezoito anos ou cumprir os requisitos da IRB (Conselho Internacional de Rugby) para jogadores menores de dezoito anos.

- Os critérios de qualificação são iguais tanto no masculino quanto no feminino.
- O primeiro critério de qualificação será o Ranking das Séries Mundiais de Rugby Sevens 2014/15. Os quatro primeiros colocados estarão classificados. Entre os homens, as Séries Mundiais deverão consistir de nove torneios a serem disputados entre outubro de 2014 e maio de 2015. Entre as mulheres, as Séries Mundiais deverão consistir de seis torneios a serem disputados entre dezembro de 2014 e maio de 2015. Caso a Grã-Bretanha participe com mais de uma seleção nas Séries Mundiais, deverá designar uma das seleções para lutar pela vaga olímpica até o dia 30 de junho de 2014. Caso o país-sede esteja entre os quatro primeiros lugares, o quinto classificado ficará com a vaga.
- O segundo critério de qualificação serão os seis Campeonatos Continentais de Qualificação (África, América do Norte e Central, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania) a serem disputados no segundo semestre de 2015. O vencedor de cada torneio estará classificado. Os países já classificados anteriormente não poderão participar.
- O terceiro critério de qualificação será o Pré-Olímpico Mundial a ser disputado no primeiro semestre de 2016. O vencedor do torneio estará classificado. O torneio contará com a participação de dezesseis seleções, sendo três da África, duas da América do Norte e Central, duas da América do Sul, três da Ásia, quatro da Europa e duas da Oceania. As seleções serão escolhidas de acordo com a posição nos Campeonatos Continentais. Os países já classificados anteriormente não poderão participar.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma equipe no masculino e uma no feminino, desde que participe das competições internacionais aprovadas pela IRB. O Brasil deverá confirmar o aceite da vaga até o dia 31 de maio de 2015.

- Não haverá distribuição de vagas por meio de convite.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar a vaga obtida através do Ranking das Séries Mundiais de Rugby Sevens 2014/15, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado nas Séries Mundiais de Rugby Sevens 2014/15 ainda sem vaga.
 Caso um país desista de utilizar a vaga obtida através dos Campeonatos Continentais de Qualificação, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado ainda sem vaga no respectivo Campeonato Continental.
 Caso um país desista de utilizar a vaga obtida através do Pré-Olímpico Mundial, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado no Pré-Olímpico Mundial ainda sem vaga.
Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar a vaga, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado no Pré-Olímpico Mundial.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Conselho Internacional de Rugby
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Rugby

Nenhum comentário:

Postar um comentário