quinta-feira, 3 de abril de 2014

Levantamento de Peso - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Levantamento de Peso será disputado em quinze provas: oito masculinas e sete femininas, sendo distribuídas 45 medalhas (15 de ouro, 15 de prata e 15 de bronze).
- As provas masculinas serão disputadas nas categorias: Galo (56kg), Pena (62kg), Leve (69kg), Médio (77kg), Meio-Médio (85kg), Meio-Pesado (94kg), Pesado (105kg) e Superpesado (+105kg). As provas femininas serão disputadas nas categorias: Mosca (48kg), Galo (53kg), Pena (58kg), Leve (63kg), Médio (69kg), Pesado (75kg) e Superpesado (+75kg).
- O número previsto de atletas é de 260 (156 homens e 104 mulheres), sendo no máximo 6 halterofilistas no masculino e 4 no feminino por país, com o limite de dois atletas por categoria de peso.

- As vagas conquistadas nos Campeonatos Mundiais e Continentais serão alocadas para o país. Cada país poderá indicar qualquer atleta, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos. Já as vagas conquistadas na qualificação individual serão nomeadas para o atleta que a ganhou.
- Todos os halterofilistas elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão: ter nascido antes de 1º de janeiro de 2002; satisfazer os requisitos antidoping definidos pela IWF (Federação Internacional de Levantamento de Peso); ter participado de pelo menos dois eventos qualificatórios ou em um evento, caso seja convidado pela Comissão Tripartite. Os eventos qualificatórios serão: Campeonatos Mundiais 2014 e 2015; Campeonato Mundial Júnior 2015; Grand Prix IWF 2014, 2015 e 2016; Pré-Olímpicos Continentais; Jogos da Comunidade Britânica 2014; Jogos Asiáticos 2014; Jogos Pacíficos 2015; Jogos Pan-Americanos 2015; e Jogos Europeus 2015.

- Para os homens, o primeiro critério de qualificação será através do ranking formado pela soma dos pontos obtidos pelos países na Classificação por Equipes dos Campeonatos Mundiais 2014 e 2015. Os seis primeiros países terão direito a seis vagas; da sétima a décima segunda posição, cinco vagas; da décima terceira a décima oitava posição, quatro vagas; e da décima nona a vigésima quarta posição, três vagas. O país poderá escolher em quais categorias utilizará as vagas conquistadas, sendo no máximo duas vagas por categoria. A Classificação por Pontos é formada pela soma dos pontos dos seis melhores atletas de cada país em cada Mundial. O primeiro colocado de cada categoria recebe 28 pontos, o segundo colocado 25 pontos, o terceiro colocado 23 pontos, quarto colocado 22 pontos, e assim até o vigésimo quinto colocado que recebe um ponto. Se o país-sede não conseguir a classificação por esse ranking, o mesmo será atualizado desprezando os pontos obtidos por seus atletas.
- O segundo critério de qualificação será através dos cinco torneios Pré-Olímpicos Continentais (África, América, Ásia, Europa e Oceania) a serem realizados entre os meses de janeiro e junho de 2016. Os primeiros países colocados no ranking formado pelos pontos obtidos pelos países na Classificação por Equipes estarão classificados. Nos torneios da América, da Ásia e da Europa, os sete primeiros países terão direito a uma vaga, enquanto nos torneios da África e da Oceania, os cinco primeiros países ganharão uma vaga. O país poderá escolher em qual categoria utilizará a vaga conquistada. Somente poderão participar países que não conquistaram vagas pelo critério anterior. A pontuação para o ranking é a mesma do critério anterior. Os atletas do país-sede não pontuarão no ranking.
- O terceiro critério de qualificação será através do Ranking de Qualificação Olímpica a ser divulgado no dia 20 de junho de 2016. Os atletas ranqueados nas quinze primeiras colocações em cada categoria de peso de países que não conquistaram vagas pelos critérios anteriores estarão classificados. Caso o número de atletas supere a oito, a IWF escolherá os oito melhores para ficarem com as vagas. Cada país poderá obter somente uma vaga por esse critério, se um país possuir mais de um atleta que esteja nessa condição, o país poderá escolher entre os atletas qual estará classificado. Os eventos qualificatórios serão: Campeonatos Mundiais 2014 e 2015; Campeonato Mundial Júnior 2015; Grand Prix IWF 2014, 2015 e 2016; Pré-Olímpicos Continentais; Jogos da Comunidade Britânica 2014; Jogos Asiáticos 2014; Jogos Pacíficos 2015; Jogos Pan-Americanos 2015; e Jogos Europeus 2015.

- Para as mulheres, o primeiro critério de qualificação será através do ranking formado pela soma dos pontos obtidos pelos países na Classificação por Equipes dos Campeonatos Mundiais 2014 e 2015. Os nove primeiros países terão direito a quatro vagas; da décima a décima sexta posição, três vagas; e da décima sétima a vigésima primeira posição, duas vagas. O país poderá escolher em quais categorias utilizará as vagas conquistadas, sendo no máximo duas vagas por categoria. A Classificação por Pontos é formada pela soma dos pontos dos seis melhores atletas de cada país em cada Mundial. O primeiro colocado de cada categoria recebe 28 pontos, o segundo colocado 25 pontos, o terceiro colocado 23 pontos, quarto colocado 22 pontos, e assim até o vigésimo quinto colocado que recebe um ponto. Se o país-sede não conseguir a classificação por esse ranking, o mesmo será atualizado desprezando os pontos obtidos por seus atletas.
- O segundo critério de qualificação será através dos cinco torneios Pré-Olímpicos Continentais (África, América, Ásia, Europa e Oceania) a serem realizados entre os meses de janeiro e junho de 2016. Os primeiros países colocados no ranking formado pelos pontos obtidos pelos países na Classificação por Equipes estarão classificados. Nos torneios da Ásia e da Europa, os seis primeiros países terão direito a uma vaga, enquanto nos torneios da África, da América e da Oceania, os quatro primeiros países ganharão uma vaga. O país poderá escolher em qual categoria utilizará a vaga conquistada. Somente poderão participar países que não conquistaram vagas pelo critério anterior. A pontuação para o ranking é a mesma do critério anterior. As atletas do país-sede não pontuarão no ranking.
- O terceiro critério de qualificação será através do Ranking de Qualificação Olímpica a ser divulgado no dia 20 de junho de 2016. As atletas ranqueadas nas dez primeiras colocações em cada categoria de peso de países que não conquistaram vagas pelos critérios anteriores estarão classificadas. Caso o número de atletas supere a sete, a IWF escolherá os sete melhores para ficarem com as vagas. Cada país poderá obter somente uma vaga por esse critério, se um país possuir mais de uma atleta nessa condição, o país poderá escolher entre as atletas qual estará classificada. Os eventos qualificatórios serão: Campeonatos Mundiais 2014 e 2015; Campeonato Mundial Júnior 2015; Grand Prix IWF 2014, 2015 e 2016; Pré-Olímpicos Continentais; Jogos da Comunidade Britânica 2014; Jogos Asiáticos 2014; Jogos Pacíficos 2015; Jogos Pan-Americanos 2015; e Jogos Europeus 2015.

- O país-sede (Brasil) terá direito a três vagas no masculino e duas no feminino, em qualquer categoria de peso, com o limite de dois atletas em cada categoria. A escolha das categorias pelo país-sede deverá ser feita até o dia 20 de junho de 2016. Caso o país-sede conquiste as vagas pelo critério do ranking dos Campeonatos Mundiais, as vagas serão realocadas.

- A Comissão Tripartite formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e IWF distribuirá seis convites no masculino e quatro no feminino para qualquer categoria.

- Realocação:
Caso um país desista de utilizar a vaga obtida por meio de qualquer torneio ou ranking qualificatório, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado, ainda não classificado, no mesmo torneio ou ranking qualificatório.
Caso um atleta desista de utilizar a vaga obtida por meio do Ranking de Qualificação Olímpica, a mesma será realocada para o próximo atleta ranqueado, de um país ainda não classificado. Em caso de empate, se classificará o atleta do país que participou do maior número de provas nos eventos qualificatórios.
Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar as vagas reservadas ou as conquiste no ranking dos Campeonatos Mundiais, as mesmas serão realocadas para o próximo país no ranking dos Campeonatos Mundiais, ainda não classificado.
Caso a Comissão Tripartite não consiga distribuir todos os convites, as vagas restantes serão realocadas para os países não classificados no respectivo sexo de acordo com o seguinte critério: países que participaram dos Campeonatos Mundiais 2014 e/ou 2015; países que participaram dos Pré-Olímpicos Continentais; e universalidade.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Levantamento de Peso
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Levantamento de Peso

Nenhum comentário:

Postar um comentário