sábado, 17 de maio de 2014

Polo Aquático - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Polo Aquático será disputado em duas provas: masculina e feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 260 (156 homens e 104 mulheres), sendo 12 equipes de 13 jogadores no torneio masculino e 8 equipes de 13 jogadoras no torneio feminino.

- Todos os jogadores elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão cumprir todos os requisitos das competições oficiais da FINA (Federação Internacional de Natação).

- Critérios de qualificação do torneio masculino:
- O primeiro critério de qualificação será a Liga Mundial 2015 a ser disputada na Itália, entre os dias 23 e 28 de junho. O país campeão estará classificado.
- O segundo critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2015 a ser disputado no Cazaquistão, entre os dias 26 de julho e 8 de agosto. Os dois primeiros colocados estarão classificados. Caso o campeão da Liga Mundial esteja entre os dois primeiros, o terceiro colocado também ficará com uma vaga.
- O terceiro critério de qualificação será os cinco Campeonatos Continentais 2016 (África, América, Ásia, Europa e Oceania) a serem disputados em janeiro e fevereiro de 2016. O país melhor colocado, ainda não classificado, de cada torneio estará classificado.
- O quarto critério de qualificação será o Pré-Olímpico Mundial a ser disputado em abril de 2016. Os três primeiros colocados estarão classificados. Os países participantes do Pré-Olímpico serão os melhores colocados em cada Campeonato Continental 2016, ainda não classificados. Cada continente terá um número de participantes: África (1), América (3), Ásia (2), Europa (5) e Oceania (1).

- Critérios de qualificação do torneio feminino:
- O primeiro critério de qualificação será os cinco Campeonatos Continentais 2016 (África, América, Ásia, Europa e Oceania) a serem disputados em janeiro e fevereiro de 2016. O país melhor colocado de cada torneio estará classificado, exceto na América, onde o País-sede (Brasil) será o representante do continente.
- O segundo critério de qualificação será o Pré-Olímpico Mundial a ser disputado em abril de 2016. Os três primeiros colocados estarão classificados. Os países participantes do Pré-Olímpico serão os melhores colocados em cada Campeonato Continental 2016, ainda não classificados. Cada continente terá um número de participantes: África (1), América (3), Ásia (2), Europa (5) e Oceania (1).

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma equipe no masculino e uma no feminino.

- Não haverá distribuição de vagas por meio de convite.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga obtida através de qualquer critério de qualificação, a mesma será realocada para o país melhor colocado, ainda não classificado, no Pré-Olímpico Masculino ou Feminino, conforme o caso.
 Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar uma vaga, a mesma será realocada para o país melhor colocado, ainda não classificado, no Campeonato Continental das Américas Masculino ou Feminino, conforme o caso.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Natação
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Natação

Nenhum comentário:

Postar um comentário