sexta-feira, 23 de maio de 2014

Nado Sincronizado - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Nado Sincronizado será disputado em duas provas femininas: Dueto e Equipe, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 104 (104 mulheres), sendo no máximo 9 nadadoras por país, uma equipe de nove atletas na prova de Equipe e uma dupla na prova de Dueto.

- As vagas serão alocadas para o país. O país poderá indicar qualquer nadadora, que cumpra os requisitos, para representá-lo nos Jogos Olímpicos.
- Todas as nadadoras elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão: ter nascido antes de 1º de janeiro de 2002; cumprir todos os requisitos das competições oficiais da FINA (Federação Internacional de Natação).

- Para a prova de Conjunto serão distribuídas oito vagas. O primeiro critério de qualificação será os quatro Campeonatos Continentais (África, Ásia, Europa e Oceania) a serem disputados em 2015 ou 2016. O país melhor colocado de cada torneio estará classificado. A vaga relativa ao continente americano será destinada para o país-sede (Brasil).
- O segundo critério de classificação será o Pré-Olímpico 2016 a ser disputado em abril de 2016. Os três melhores países estarão classificados.

- Para a prova de Dueto serão distribuídas vinte e quatro vagas. O primeiro critério de qualificação será a classificação por equipe, ou seja, cada país classificado para a prova de equipe, pelo critério anterior, terá garantida uma vaga na prova de Dueto. - O segundo critério de qualificação será os cinco Campeonatos Continentais (África, América, Ásia, Europa e Oceania) a serem disputados em 2015 ou 2016. O país melhor colocado de cada torneio, ainda não qualificado, estará classificado.
- O terceiro critério de classificação será o Pré-Olímpico 2016 a ser disputado em abril de 2016. Os onze melhores países, ainda não qualificados, estarão classificados.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma vaga na prova de Conjunto e uma vaga na prova de Dueto.

- Não haverá distribuição de convites para nenhuma prova.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga, a mesma será realocada para o melhor país, ainda não classificado, na respectiva prova do Pré-Olímpico 2016.
 Caso o país-sede desista de utilizar uma vaga, a mesma será realocada para o melhor país, ainda não classificado, na respectiva prova do Pré-Olímpico 2016.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Natação
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário