sábado, 3 de maio de 2014

Basquete - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Basquete será disputado em duas provas: masculina e feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 288 (144 homens e 144 mulheres), sendo 12 equipes de 12 jogadores no torneio masculino e 12 equipes de 12 jogadoras no torneio feminino.

- Todos os jogadores elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão cumprir os requisitos da FIBA (Federação Internacional de Basquete).

- Os critérios de qualificação são iguais no masculino e no feminino.
- O primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial de Basquete 2014. O torneio masculino será disputado na Espanha, entre 30 de agosto e 14 de setembro. O torneio feminino será realizado na Turquia, entre 27 de setembro e 5 de outubro. O país campeão estará classificado.
- O segundo critério de qualificação será os cinco Campeonatos Continentais 2015 (África, América, Ásia, Europa e Oceania). Entre os homens, o país melhor colocado, ainda não classificado, de cada torneio estará classificado, exceto na América e na Europa, onde os dois países melhores colocados, ainda não classificados, estarão classificados. Entre as mulheres, o país melhor colocado, ainda não classificado, de cada torneio estará classificado.
- O terceiro critério de qualificação será o Pré-Olímpico Mundial. O torneio masculino será disputado entre 4 e 11 de julho. O torneio feminino será realizado entre 13 e 19 de junho. Entre os homens, os três primeiros colocados estarão classificados. Entre as mulheres, os cinco melhores países estarão classificados. Os países participantes do Pré-Olímpico serão os melhores colocados em cada Campeonato Continental 2015, ainda não classificados. Cada continente terá um número de participantes: África (2), América (3), Ásia (2), Europa (4) e Oceania (1).

- O país-sede (Brasil) poderá ter direito a uma equipe no masculino e uma no feminino. A FIBA irá determinar o critério para concessão da vaga no final de 2014 e a decisão será anunciada no dia 30 de junho de 2015.

- Não haverá distribuição de vagas por meio de convite.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar uma vaga obtida no Campeonato Mundial ou nos Campeonatos Continentais, a mesma será realocada pela FIBA para uma país que mantenha o alto nível técnico do torneio, respeitando a representação dos continentes.
 Caso um país desista de utilizar a vaga obtida no Pré-Olímpico Mundial, a mesma será realocada para um país melhor colocado, ainda não classificado, no Pré-Olímpico.
 Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar uma vaga ou a FIBA não atribua uma vaga para o país-sede, a mesma será realocada para o país melhor colocado, ainda não classificado, no Pré-Olímpico.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Basquete
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Basquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário