sábado, 19 de abril de 2014

Tênis de Mesa - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Tênis de Mesa será disputado em quatro provas: Simples masculino, Simples feminino, Equipe masculino e Equipe feminino, sendo distribuídas 12 medalhas (4 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 172 (86 homens e 86 mulheres), sendo no máximo 3 mesatenistas no masculino e 3 no feminino por país. Cada país poderá ter no máximo duas vagas nas provas de simples e um time nas provas por equipes.

- As vagas serão alocadas para o atleta que a conquistou.
- Todos os mesatenistas elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão: estar de acordo com as regras e com os critérios de qualificação olímpicos da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) e ter participado do Pré-Olímpico Continental, com exceção dos atletas classificados por meio de convites, para compor equipe, por meio do país-sede ou como atleta alternativo de uma equipe. Os atletas convidados deverão ter figurado pelo menos uma vez no Ranking ITTF no período de 1º de julho de 2014 a 15 de maio de 2016.

- Para os eventos de Simples masculino e feminino, o primeiro critério de qualificação será os seis torneios Pré-Olímpicos Continentais (África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania) a serem realizados entre 1º de julho de 2015 e 24 de abril de 2016. Os melhores atletas colocados em cada torneio de simples estarão classificados. Nos pré-olímpicos asiático e europeu, os onze primeiros mesatenistas terão direito a uma vaga, enquanto nos torneios africano e sul-americano, os seis primeiros mesatenistas ganharão uma vaga, já nos pré-olímpicos norte-americano e da Oceania, os três primeiros mesatenistas garantirão a vaga. Cada país poderá qualificar no máximo dois atletas em cada torneio.
- O segundo critério de qualificação será o Ranking Olímpico de Simples da ITTF a ser divulgado em maio de 2016. Os vinte e dois melhores atletas ranqueados em cada ranking de simples estarão classificados, com o limite de dois mesatenistas por país em cada prova, incluindo os atletas classificados nos pré-olímpicos continentais. O Ranking Olímpico seguirá os mesmos princípios do Ranking Mundial da ITTF, mas somente incluirá os mesatenistas não classificados e os países que não alcançaram o limite máximo de vagas. Para cada partida realizada, o vencedor ganha pontos e o perdedor perde pontos de acordo com a diferença de colocação entre eles no ranking. Também são somados bônus pela colocação final em cada torneio. O número de atletas classificados por esse critério poderá ser maior, caso as vagas destinadas a formação das equipes e do país-sede não sejam todas utilizadas.

- Para os eventos de Equipe masculino e feminino, o primeiro critério de qualificação será o Ranking Olímpico de Equipes da ITTF a ser divulgado em maio de 2016. O melhor país ranqueado em cada ranking de equipe de cada um dos seis continentes (África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania) que tenha dois atletas classificados na prova de simples estará classificado e incluirá mais um mesatenista para formar a equipe. No caso de nenhum país de um continente possuir dois atletas classificados na prova de simples, o melhor país ranqueado com um único mesatenista classificado na prova de simples estará classificado e incluirá mais dois atletas para formar a equipe. O Ranking Olímpico seguirá os mesmos princípios do Ranking Mundial de Equipes da ITTF, mas somente incluirá os países dos mesatenistas classificados nas provas de simples.
- O segundo critério de qualificação também será através do Ranking Olímpico de Equipes da ITTF. Os nove (ou dez, caso o país-sede conseguir a classificação pelo critério anterior) melhores países ranqueados em cada ranking de equipe que tenham dois atletas classificados na prova de simples estará classificado e incluirá mais um mesatenista para formar a equipe. Caso não existam nove ou dez países, conforme o caso, que tenham dois atletas classificados na prova de simples, as vagas remanescentes serão preenchidas pelos melhores países ranqueados com um único mesatenista classificado na prova de simples que incluirão mais dois atletas para formar suas equipes.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma vaga na prova de Simples masculino e uma na prova de Simples feminino, caso não as consiga pelos critérios de qualificação. Nessa situação o país-sede deverá promover um torneio com os seus atletas ranqueados no Ranking de Simples da ITTF e mais dois atletas convidados não ranqueados, se desejar. O vencedor do torneio estará classificado. O país-sede também terá direito a uma vaga na prova de Equipe masculino e uma na prova de Equipe feminino, caso não as consiga pelos critérios de qualificação. Nessa situação, o país-sede incluirá mais dois atletas para forma sua equipe.

- A Comissão Tripartite formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e ITTF distribuirá um convite para a prova de Simples masculino e um convite para a prova de Simples Feminino.

- Cada país classificado para a prova de Equipe poderá inscrever um mesatenista alternativo, além dos três previstos. O atleta extra só poderá ser usado nas condições previstas na Política de Substituição de Atletas. Esse mesatenista também deverá cumprir os requisitos mínimos para participação.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar a vaga obtida por meio dos pré-olímpicos continentais, a mesma será realocada para o melhor atleta ranqueado no respectivo torneio pré-olímpico ainda não classificado. Caso a vaga não esteja preenchida até o dia 15 de maio de 2016, a vaga remanescente será realocada para o melhor atleta, ainda não classificado, ranqueado no Ranking Olímpico de Simples da ITTF.
 Caso um país desista de utilizar a vaga obtida por meio Ranking Olímpico de Simples da ITTF, a mesma será realocada para o melhor atleta, ainda não classificado, ranqueado no Ranking Olímpico de Simples da ITTF.
 Caso um país desista de utilizar a vaga continental obtida por meio Ranking Olímpico de Equipes da ITTF, a mesma será realocada para o melhor país, ainda não classificado, do mesmo continente, ranqueado no Ranking Olímpico de Equipes da ITTF, seguindo a mesma ordem de preferência descrita no critério de qualificação acima. Caso a vaga não esteja preenchida até o dia 25 de maio de 2016, a vaga remanescente será realocada para o melhor país, ainda não classificado, independente do continente, ranqueado no Ranking Olímpico de Equipes da ITTF.
 Caso um país desista de utilizar a vaga obtida por meio Ranking Olímpico de Equipes da ITTF, a mesma será realocada para o melhor país, ainda não classificado, ranqueado no Ranking Olímpico de Equipes da ITTF, seguindo a mesma ordem de preferência descrita no critério de qualificação acima.
 Caso o país-sede desista de utilizar a vaga para ele reservada, a mesma será realocada para o melhor atleta, ainda não classificado, ranqueado no Ranking Olímpico de Simples da ITTF.
 Caso a Comissão Tripartite não consiga distribuir todos os convites, as vagas serão realocadas para os melhores atletas, ainda não classificados, ranqueado no Ranking Olímpico de Simples da ITTF.
.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Federação Internacional de Tênis de Mesa
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário