segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pentatlo Moderno - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Pentatlo Moderno será disputado em duas provas: Individual masculina e Individual feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 72 (36 homens e 36 mulheres), sendo no máximo 2 pentatletas no masculino e 2 no feminino por país.

- A vaga é alocada para o atleta que a conquistou. O país que tenha conquistado mais de duas vagas para cada prova poderá escolher dentre os atletas classificados quais os dois que irão representá-lo.
- Não há nenhum critério específico para participação dos pentatletas nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

- Os critérios de qualificação são os mesmos para os homens e para as mulheres.
- O primeiro critério de qualificação será a Final da Copa do Mundo 2015. O vencedor estará classificado.
- O segundo critério de qualificação será os Campeonatos Continentais 2015. Os melhores atletas estarão classificados, excluindo o atleta classificado pelo critério anterior. As vagas por continente são: Europa (8), Ásia (5), África (1), Oceania (1) e América (5). No continente americano haverá o limite de uma vaga por país nesse critério, sendo obrigatoriamente uma para o melhor atleta da América do Norte e Central e uma para o melhor atleta da América do Sul, as outras três serão preenchidas por qualquer atleta de outro país do continente americano.
- O terceiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2015. Os três melhores atletas estarão classificados, excluindo os atletas classificados pelos critérios anteriores.
- O quarto critério de qualificação será o Campeonato Mundial 2016. Os três melhores atletas estarão classificados, excluindo os atletas classificados pelos critérios anteriores.
- O quinto critério de qualificação será o Ranking Mundial da UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno) a ser divulgado no dia 1º de junho de 2016. Os seis melhores atletas ranqueados estarão classificados, excluindo os atletas classificados pelos critérios anteriores. A pontuação no Ranking Mundial é obtida pela soma dos pontos dos três melhores resultados de cada atleta nos últimos doze meses. Cada competição é classificada em nível 1, 2, 3 e 4 de acordo com a importância, o número de países representados e o número de pentatletas ranqueados no top 100 participantes.

- O país-sede (Brasil) terá direito a uma vaga no masculino e uma no feminino, se não conseguir classificação pelos critérios de qualificação.

- A Comissão Tripartite formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e UIPM distribuirá dois convites no masculino e dois no feminino.

- Realocação:
 Caso um país desista de utilizar a vaga obtida através dos Campeonatos Continentais, a mesma será realocada para o próximo atleta ranqueado, ainda não classificado, no mesmo torneio.
 Caso um país desista de utilizar a vaga obtida através de qualquer outro critério, a mesma será realocada para o próximo atleta ranqueado, ainda não classificado, no Ranking Mundial da UIPM do dia 1º de junho de 2016.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
União Internacional de Pentatlo Moderno
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário