quarta-feira, 26 de março de 2014

Boxe - Qualificação Olimpíadas Rio 2016

- O Boxe será disputado em treze provas: dez masculinas e três femininas, sendo distribuídas 52 medalhas (13 de ouro, 13 de prata e 26 de bronze).
- As provas masculinas serão disputadas nas categorias: Mosca-Ligeiro (49kg), Mosca (52kg), Galo (56kg), Leve (60kg), Meio-Médio Ligeiro (64kg), Meio-Médio (69kg), Médio (75kg), Meio-Pesado (81kg), Pesado (91kg) e Super-Pesado (+91kg). As provas femininas serão disputadas nas categorias: Mosca (51kg), Leve (60kg) e Médio (75kg).
- O número previsto de atletas é de 286 (250 homens e 36 mulheres), sendo no máximo 10 boxeadores no masculino e 3 no feminino por país, com o limite de um atleta por categoria de peso.

- As vagas deverão ser alocadas para o boxeador que a ganhou.
- Todos os boxeadores elegíveis a participarem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão: ter nascido entre 1º de janeiro de 1976 e 31 de dezembro de 1997; satisfazer os requisitos médicos definidos pela AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador); ter participado de pelo menos um evento qualificatório; e satisfazer os requisitos de nacionalidade definidos pela AIBA.

- Para os homens, o primeiro critério de qualificação será através da World Series of Boxing (WSB) 2014/2015. Os dois primeiros colocados, em cada categoria, estarão classificados, exceto nas categorias 49kg, 91kg e +91kg, onde somente o vencedor terá a vaga garantida.
- O segundo critério de qualificação será através da APB (AIBA Pro Boxing) 2015. O campeão e o primeiro do ranking, em cada categoria, ao final do primeiro ciclo de competições, estarão classificados.
- O terceiro critério de classificação será o Campeonato Mundial de Boxe Amador 2015 a ser realizado de 5 a 18 de outubro, no Qatar. Os três primeiros colocados nas categorias 56kg, 60kg, 64kg, 69kg e 75kg estarão classificados. Já nas categorias 49kg, 52 kg e 81kg, os dois primeiros lugares terão vaga garantida. E nas categorias 91kg e +91kg, somente o campeão estará qualificado.
- O quarto critério de qualificação será através dos quatro torneios Pré-Olímpicos Continentais (Europa, América, África e Ásia/Oceania) a serem realizados entre os meses de fevereiro e abril de 2016. Os três primeiros colocados, em cada categoria, em cada Pré-Olímpico, estarão classificados, exceto no Pré-Olímpico Americano, onde as cinco categorias escolhidas pelo país-sede (Brasil) classificarão apenas os dois melhores atletas.
- O quinto critério de qualificação será o Torneio de Qualificação Olímpica WSB/APB a ser disputado em maio de 2016. Os três primeiros colocados, em cada categoria, estarão classificados, exceto nas categorias 91kg e +91kg, onde somente o vencedor terá a vaga garantida.
- O sexto critério de qualificação será o Pré-Olímpico Final a ser disputado em junho de 2016. Os cinco primeiros colocados, em cada categoria, estarão classificados, exceto na categoria 49kg, onde os dois primeiros lugares terão direito à vaga olímpica, e nas categorias 91kg e +91kg, onde somente o vencedor terá a vaga garantida.

- Para as mulheres, o primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial de Boxe Amador a ser disputado em fevereiro de 2012. As quatro primeiras colocadas, em cada categoria, estarão classificadas.
- O segundo critério de qualificação será através dos quatro torneios Pré-Olímpicos Continentais (Europa, América, África e Ásia/Oceania) a serem realizados entre os meses de fevereiro e abril de 2016. As duas primeiras colocadas, em cada categoria, em cada Pré-Olímpico, estarão classificadas, exceto no Pré-Olímpico Americano, onde a categoria escolhida pelo país-sede (Brasil) classificará apenas a vencedora, e no Pré-Olímpico Africano, onde somente a vencedora, em cada categoria, terá a vaga garantida.

- O país-sede (Brasil) terá direito a cinco vagas no masculino e uma no feminino, em qualquer categoria de peso, exceto nas categorias 91kg e +91kg masculinas. A escolha das categorias pelo país-sede deverá ser feita entre o Campeonato Mundial e os torneios Pré-Olímpicos de cada sexo.

- A Comissão Tripartite formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e AIBA distribuirá cinco convites no masculino e três no feminino. Entre os homens será escolhido um atleta para cada uma das seguintes categorias: 56kg, 60kg, 64kg, 69kg e 75kg. Entre as mulheres será escolhida uma boxeadora para cada categoria.

- Realocação:
Caso um país desista de utilizar a vaga obtida por meio de qualquer torneio ou ranking qualificatório, a mesma será realocada para o próximo país ranqueado, ainda não classificado, na mesma categoria e no mesmo torneio ou ranking qualificatório.
Caso o país-sede (Brasil) desista de utilizar alguma das vagas reservadas, a mesma será realocada no Pré-Olímpico Americano na mesma categoria.
Caso a Comissão Tripartite não consiga distribuir todos os convites, as vagas restantes serão realocadas para o próximo país ranqueado, ainda não classificado, na mesma categoria, no Pré-Olímpico Final.

Links:
Qualificação Olímpica - PDF
Associação Internacional de Boxe Amador
Site Oficial - Rio 2016
Confederação Brasileira de Boxe

Nenhum comentário:

Postar um comentário